O mercado global de impressão digital têxtil vem evoluindo mais e mais, apresentando um ritmo de crescimento médio de 20% ao ano. Dentro desse mercado têxtil, a sublimação é uma das mais promissoras, apresentando uma grande velocidade nesse crescimento (segundo a consultoria da DuPont Advanced Printing). Porém, diferente dos mercados de impressão por solvente ou UV, a impressão por sublimação requer algumas estruturas e processos específicos.
Para montar uma estrutura ideal para sublimação, recomendamos considerar 5 dos principais requisitos para a produção. São eles:
1 – Sala de impressão
O local onde sua impressora opera é de extrema importância, tanto para a qualidade do produto quanto para a prevenção do equipamento. Existem algumas regras que devem ser seguidas na escolha do ambiente de trabalho:
- Sala sem poeira
- Temperatura e umidade controladas (Ar Condicionado)
- Espaço para operação
Quando o equipamento está em um ambiente controlado, aumentamos a qualidade de impressão e reduzimos os riscos de manutenções inesperadas.
2 – Estoque de Suprimentos
Os suprimentos (papel e tinta) são essenciais no processo de sublimação e não devem ser negligenciados. O estoque desses suprimentos requer atenção, pois o papel, por exemplo, absorve muita umidade do ambiente e pode sofrer deformações caso seja estocado de forma incorreta.
Por isso, é recomendado que o material seja sempre estocado na vertical, em uma base que não acumule umidade (como um pallet plástico), longe das paredes e, de preferência, no mesmo ambiente da impressora, com controle de temperatura e umidade. Essas dicas também se aplicam às tintas, que não devem ficar expostas a altas temperaturas.
3 – Área de Termo Transferência
Caso utilize o processo de termo transferência, fique atento ao local onde será instalada a calandra ou prensa térmica. Mantenha sempre um espaço para o fluxo dos operadores, visando a segurança. Evite instalar esses equipamentos próximos a janelas e portas, pois as correntes de ar podem causar oscilações na temperatura da prensa ou da calandra.
4 – Acabamento
O acabamento dos seus produtos pode ser feito internamente ou terceirizado, mas, de qualquer forma, é muito importante reservar um espaço para organizar e estocar os produtos finalizados. Caso sua produção seja interna, será necessário um espaço adequado para a manipulação dos tecidos.
5 – Prova de cor
Como a sublimação envolve processos para o resultado final, o ideal é que haja uma área específica para testes de cor e qualidade antes da produção completa. Esse espaço pode ter uma prensa térmica pequena, de fácil acesso e bem iluminado para a aprovação da cor. Uma dica importante é expor referências de cores, como tabelas de cores pré-definidas, nesse espaço.