O papel sublimático é decisivo e fundamental para a qualidade do produto final, porém existem alguns fatores que são essenciais durante a manipulação e o estoque. Quando estocamos e manipulamos o papel da forma correta, reduzimos prejuízos e retrabalhos que podem ser ocasionados por umidade ou deformidade da Bobina, por exemplo.
Vamos ver 7 fatores importantes que devem ser levados em consideração na hora de estocar o papel sublimático:
1 – Na Vertical
O papel precisa sempre ser estocado no sentido vertical para não receber peso e pressão das outras bobinas, evitando deformidades. Para manter na vertical, o ideal é criar suportes ou cercos onde o papel ficará estocado.
2 – Base
A base desse suporte é indispensável para que o papel não absorva a umidade do chão. Essa base precisa ser de materiais que não acumulem umidade, como plástico ou polímero. Pode ser um pallet ou caixas, mas o importante é que tenha uma distância do chão.
3 – Localização
Assim como a distância do chão, também precisamos manter distância das paredes, pois as mesmas podem reter umidade e repassar ao papel. Então, a estrutura e o pallet precisam ficar longe das paredes.
4 – Temperatura
O controle da temperatura do ambiente é tão importante para a impressora quanto para o papel que será usado. É recomendado que os papéis que serão usados fiquem na mesma sala que a impressora, com ar condicionado e climatização controlada.
5 – Embalagem
A maioria dos fabricantes de papel para sublimação costumam embalar as bobinas com algum material plástico para proteção contra umidade durante o transporte. O ideal é retirar essa embalagem apenas na hora do uso.
6 – Tempo
Dependendo da localização ou do estoque do fornecedor do papel, quando as mídias chegarem, elas podem ter passado muito tempo no transporte. Por isso, o ideal é não utilizar os papéis imediatamente. Deixe-os ao menos 12 horas na sala com ar condicionado para eliminar a umidade.
7 – Peso
Nunca acumule peso sobre a bobina ou deixe-a escorada em superfícies irregulares, isso pode causar deformidades que não são visíveis, mas podem causar desalinhamento durante a impressão.
Esses fatores são muito importantes e refletem diretamente na estabilidade e qualidade durante a impressão e transferência. Quando o papel está com muita umidade ou deformidade, os outros processos da sublimação são prejudicados. Portanto, esteja sempre atento à forma como as bobinas de papel são estocadas e manipuladas para reduzir possíveis erros e prejuízos na sua produção.