Quem está acostumado a trabalhar com impressoras digitais, certamente já conhece ou ouviu falar sobre o sistema de cores CMYK.
O CMYK é o método de composição para materiais impressos (Cyan, Magenta, Yellow e Black), e sua percepção é produzida a partir da absorção e reflexo da luz no espectro visível ao olho humano.
Porém, existem algumas limitações que não podem ser reproduzidas, o que torna esse método limitado para algumas cores.
Quando adicionamos cores especiais como a fluorescente Yellow e Pink, o espectro aumenta consideravelmente, pois a mistura dessas cores com o CMYK forma um leque maior de tonalidades.
• Vivacidade
Uma das principais diferenças quando usamos apenas o CMYK ou CMYK + Flúor é a vivacidade e intensidade das cores. Isso ocorre porque alguns componentes da tinta fluorescente permitem a emissão da radiação de luz recebida. Quando a superfície fluorescente é exposta à luz, cria-se esse efeito de luminescência mais atraente aos olhos humanos.
• Iluminação
Um ponto muito explorado na relação CMYK e fluorescente é o fator iluminação, que para determinados mercados pode ser um diferencial.
O mercado têxtil tem se beneficiado muito com esse diferencial, podendo fabricar uniformes para treinos noturnos onde o atleta será melhor sinalizado, seja no ciclismo ou na corrida ao ar livre.
Além dos tipos de iluminação mais comuns, as cores fluorescentes ganham ainda mais destaque quando expostas à luz negra, criando uma percepção de “neon”, onde a reflexão da luz ocorre apenas nas cores fluorescentes.
• Aplicação
Com esse efeito de maior reflexão de luz e por ser mais atraente aos olhos, as cores fluorescentes são aplicadas em diversos mercados onde a visibilidade é crucial, como sinalizações ou uniformes de segurança. Durante a década de 80, essas cores invadiram a moda, sendo encontradas em desfiles, festas, propagandas e filmes. Elas voltaram aos holofotes nos últimos anos, agora acompanhadas da evolução tecnológica.
Em suma…
Para atender essa demanda e tendência no mercado da moda, a sublimação com tintas fluorescentes vem ganhando espaço, devido à facilidade de gerar novas cores além do controle de demanda e diversidade de aplicações.
É possível desenvolver estampas em CMYK com pequenos detalhes em flúor, utilizadas em mercados como fitness, moda praia e uniformes esportivos.
Sobre o autor:
Tiago Marciano
Especialista de Desenvolvimento de Produtos Têxteis Mimaki Brasil
Tem curiosidade? Confira os equipamentos para sublimação da Mimaki: