A sublimação no Brasil vem apresentando grande expansão e crescimento na área têxtil nos últimos anos, mas além da aplicação no mercado de vestuário e calçadista, a sublimação possibilita atingir outros mercados e materiais como Soft Sign (Comunicação visual em tecido), porcelana, madeira ou metal.
As aplicações em metal, em particular, vêm chamando a atenção das galerias de artes e fotógrafos em diversos países.
Usando placas de alumínio tratadas especificamente com resinas para sublimação, obtêm-se imagens com alto brilho, definição e cores intensas, resultado que muitas vezes não são obtidos através dos métodos convencionais de impressão em papel fotográfico.
A grande vantagem para os artistas que escolhem a sublimação em metal, ao invés de utilizar processos de impressão em papel fotográfico, é a resistência e durabilidade do material.
Com isso as exposições de quadros ganham novas possibilidades, como:
- Exposição ao ar livre, levando em consideração que a sublimação em metal é resistente à luz do sol e outras intempéries;
- Quadros interativos, já que as placas são mais resistentes a atritos e à prova d’água.
Porém, a sublimação em metal não possui apenas vantagens em relação às impressões tradicionais do mercado de fotografia. Apesar do processo de sublimação ser o mesmo para tecidos ou para metal, as limitações de tamanho e custo das placas ainda impedem a popularidade dessa aplicação, principalmente no Brasil.
Em suma, a sublimação em metal para Fine Art é um diferencial no mercado, mas ainda pouco difundido no Brasil. No entanto, vem ganhando cada vez mais espaço em galerias e lojas especializadas em decoração nos Estados Unidos e Europa.
Seja através da impressão direta em tecido ou sublimação, a Mimaki atende todas as necessidades do mercado têxtil com flexibilidade, versatilidade e qualidade de impressão.