Novas tendências para a Moda Fitness

O brasileiro historicamente sempre teve fixação sobre sua beleza e culto ao corpo, e nos últimos 5 anos a adesão de um estilo de vida mais saudável também vem propiciando um expressivo crescimento do mercado fitness no país. Com o aumento do consumo de alimentos mais saudáveis e a prática mais frequente de atividades físicas, o mercado fitness vem mostrando grande expansão em diversas áreas de atuação como moda esportiva, academia, acessórios e alimentos ligados a esse estilo de vida.

Na última década, o crescimento de redes de academias low-cost com conceito de baixo valor de mensalidades, equipamentos novos e modernos, estimulam cada vez mais o público jovem a frequentar academias. Mas em um peso quase equivalente, veio o crescimento por exercícios ao ar livre como parques, praças e ruas. Em 2020 com o expressivo crescimento da pandemia pelo Covid-19, a prática de exercícios em casa teve um “boom” de adeptos.

E como isso reflete na moda fitness? De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), para 2021 há um crescimento estimado em torno de 10% na produção de vestuário em volumes, produzindo-se cerca de 5 bilhões de peças. Com uma receita aproximada de mais de R$ 141 bilhões, uma alta de 12,3% em valores nominais (R$), em relação a 2020. Ou seja, essa fatia de mercado sozinha tem uma representatividade de aproximadamente de 20% de todo o setor de vestuário.

Tecido

Quando falamos em prática de atividades físicas, os profissionais da área sempre recomendam o uso de tecidos leves, confortáveis e resistentes. O uso do tecido ideal torna o treino mais eficiente, além de evitar possíveis irritações ou lesões à pele.

Um dos tecidos mais utilizados para a prática de atividades físicas é o poliéster, por possuir características positivas quanto a modelagem, secagem, leveza, além da resistência e durabilidade aos ciclos de lavagem.

Personalização

A crescente adesão ao uso de roupas esportivas permite o surgimento de novas tendências para a Moda Fitness produzida com a estamparia digital, oferecendo-se dessa forma uma maior variedade nos modelos de estampa e cores especiais. A sublimação digital se destaca para essas aplicações devido a qualidade fotográfica da impressão, cores com extrema vivacidade, velocidade de produção, opções do uso de cores fluorescentes, além do menor custo de investimento e estrutura em relação a outros processos têxteis.

A sublimação é uma excelente porta de entrada no mercado têxtil, devido à sua flexibilidade para atender o setor de “fast-fashion” (com alta rotatividade de trocas de coleções), por ser um processo altamente eficaz na reprodução de estampas e imagens com praticamente zero custo para rodar novas impressões (comparada ao processo de impressão cilíndrica, por exemplo).

Dessa forma, a sublimação permite a produção de vestimentas de qualidade e custos competitivos, e que acompanha a moda em tempo real já que sua produção depende de arquivos digitais.

Resumindo…

A Mimaki Brasil oferece uma linha de impressoras para sublimação com diversos modelos, para atender a sua demanda com qualidade para personalizar os tecidos de Poliéster e criar produtos com estampas sobre demanda a um menor custo de produção.

Quer entender melhor como esse processo funciona na prática? Assista abaixo, uma live que explicamos tudo sobre a sublimação e as diferenças e vantagens quanto ao processo de impressão direta.

Clique Aqui