Verniz Localizado: processo e aplicações

Quando falamos do processo de criação de um produto ou embalagem e, mesmo, dentro do mercado gráfico, um dos recursos mais utilizados para valorizar os produtos é o verniz, seja localizado ou integral.

O verniz é utilizado com o objetivo de proporcionar brilho e causar uma impressão de alto valor agregado ao material impresso. Seja destacando algumas áreas específicas ao utilizar como textura ou “conversando” com o material utilizando uma mídia fosca para dar contraste com o verniz impresso.

Existem 3 tipos diferentes de verniz, que são comumente utilizados na área gráfica, sendo eles:

  • Verniz a base de óleo;
  • Verniz a base de água e;
  • Verniz UV

Sendo os dois primeiros (óleo e água) com acabamento menos brilhante que o verniz gerado através do processo a base UV.

Se considerarmos inicialmente o processo de offset, o verniz localizado é tratado com uma quinta cor além do CMYK. Ou seja, para que haja a produção do mesmo, é necessário considerar a criação de uma nova matriz de impressão, o que gera aumento de custo no processo de impressão, bem como necessidade maior operacional para ajustes das cores.

Já, considerando a impressão digital, baseando-se em processos que a Mimaki utiliza a tecnologia UV para realizar a impressão, tudo torna mais simples, pois apenas é necessário definir no arquivo onde o verniz será impresso e indicar no software de impressão a forma como será feita, conforme imagem abaixo:

No entanto, como todo processo gráfico, é necessário desenvolvimento diário da solução para evitar qualquer dificuldade operacional e conseguir atingir o máximo de eficácia e qualidade que o verniz pode gerar.

Sendo assim, alguns cuidados são importantes serem citados, como:

  • O uso da ferramenta em papéis de baixa gramatura (absorção do verniz é alta pelo papel, podendo não apresentar o efeito desejado);
  • O uso do verniz em traços muito finos ou imagens muito pequenas, pois pode não ser possível observar o brilho desejado;
  • Testar e realizar ajustes em regiões de corte e vinco, devido a densidade diferente do verniz para as demais cores.

Nos equipamentos e softwares da Mimaki, você pode criar diversos tipos diferentes de vernizes, bem como texturas e outros efeitos.

Para mais dúvidas sobre como utilizar a impressão de verniz com equipamentos Mimaki, contate nossa equipe de desenvolvimento e visite nosso showroom para realização de testes e melhores entendimentos dos processos produtivos.

Agende uma visita em nosso showroom

Clique Aqui