É notório, e histórico, que a indústria têxtil é uma das grandes impulsionadoras do mercado global no desenvolvimento de novas tecnologias de produção e acabamento.
É assim para cada etapa do processo de produção, entre tecidos e malhas, e não poderia ser diferente para a impressão digital, sendo a sublimação um dos processos que mais avança tecnologicamente no sentido de aumento de produtividade, bem como na melhoria de processos sustentáveis, buscando a preservação dos recursos naturais de nosso planeta.
A sublimação se destaca assim, como um dos processos têxteis digitais que mais evoluiu na última década. Esse processo se deve não apenas às mudanças no mercado e ao desenvolvimento de tecidos à base de poliéster, mas também às melhorias nas tecnologias de impressão que oferecem maior eficiência e qualidade a cada dia.
De acordo com o relatório “O Futuro da Sublimação de Tintas até 2027” da agência americana SMITHERS PIRA, estima-se que os mercados globais de impressão por sublimação estão recuperando as fortes tendências de crescimento observadas antes da pandemia de COVID-19 (com uma taxa média de crescimento anual superior a 10% em relação ao ano anterior até 2027).
Segundo Bob Brothers, autor do relatório, “O desejo por produtos personalizados é um fator significativo impulsionando a adoção da impressão têxtil digital.”
Muitas empresas estão em busca de soluções mais eficientes para atender às demandas desse sistema de trabalho. No entanto, os recursos necessários, em termos de infraestrutura e mão de obra, para operar diversos equipamentos muitas vezes tornam a implementação do Just-In-Time impraticável.
Dessa forma, o mercado vem buscando por equipamentos altamente produtivos, que exigem menos infraestrutura e atendem de forma eficiente ao sistema de trabalho Just-In-Time, no qual a produção é sincronizada com as outras etapas do processo, reduzindo a necessidade de estoque e agilizando a entrega.
A evolução dessas tecnologias também permite maior autonomia, reduzindo o tempo de preparação e oferecendo capacidades de abastecimento de papel e tinta em maiores volumes de forma a reduzir perdas operacionais na troca desses itens no dia a dia.
Com foco nessa tendência, as tecnologias têxteis digitais estão evoluindo com ênfase em equipamentos de alta produtividade, especialmente para sublimação.
Para atender esse mercado que exige produtividade e qualidade, a Mimaki, um dos líderes no mundiais no mercado de impressão em grande formato, oferece uma linha de impressoras para sublimação, desde equipamentos como a: TIGER600-1800TS, até equipamentos de entrada como a: TS100-1600 com excelente custo benefício para quem pretende iniciar nesse mercado.
Além disso, temos em nosso portfólio os equipamentos TS330-1600 para produção em alta qualidade e com maior autonomia com abastecimento de tinta de até 10kg e a TS55-1800 para quem busca por um equipamento com 180cm de largura para sublimação.