Para exportar um arquivo para uma impressora, precisamos entender qual é a sua finalidade pois atualmente a impressão digital oferece uma infinidade de aplicações, cores e diversidades de materiais, tornando as impressoras muito mais versáteis.
Os equipamentos da Mimaki oferecem aos usuários inúmeras ferramentas fornecendo ao cliente a possibilidade de explorar a sua criatividade, seus vastos mercados, mídias e aplicações com um único equipamento.
Vetor ou Bitmap?
Alguns formatos como .pdf e .eps possuem a capacidade de manter características vetoriais de acordo com seu software de origem, podendo ser dimensionado em qualquer tamanho sem perda de qualidade. Com o arquivo em vetor, tem-se um maior controle em ferramentas no Software RasterLink como:
- Cut contour;
- Cores diretas;
- Tabela de cores spots;
- Substituição de cores que possibilitam editar as cores de entrada e saída como cores sólidas e cores especiais (verniz, branco, primer, flúor, metálico, entre outros).
Os formatos .tif, .jpg e .bmp são arquivos de imagens compostos por pixels e em sua maioria são utilizados em fotografias ou ilustrações sem propriedades vetoriais.
A sua qualidade é definida pela quantidade de pixels que possui, ou seja, sua resolução. Uma imagem com pouca resolução ficará com boa qualidade em mídias pequenas, mas ficará com baixa qualidade se utilizada em um tamanho maior.
Essas extensões de arquivos possibilitam a utilização de passagens tonais, como o degradê, que também pode ser usado com cores especiais possibilitando efeitos e misturas com tintas verniz, branco, primer, flúor ou metálico, por exemplo.
Situações onde podemos manter Vetores e Bitmaps no mesmo arquivo:
Os formatos .eps e .pdf podem conservar ambas as características e essas são as situações que podemos mantê-los:
- Textos, ilustrações, logos com fotos que foram geradas em Adobe InDesign, Adobe Illustrator, CorelDRAW etc.
- Vetores que contém efeitos de transparência, degradê e sombras.
- Conversão de textos em curvas vetoriais evitando assim a substituição de fontes pelo RIP ou Pre-flight.
- Vetores em objetos ou fundos, pois torna fácil a substituição de cores sólidas no RasterLink como textos, ilustrações e logos.
Saiba como instalar um perfil de cor no software RIP da Mimaki, RasterLink 6 Plus