Impressão Digital em Braille

A acessibilidade na comunicação visual é um princípio fundamental que visa tornar informações visuais compreensíveis e utilizáveis por todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas.

Ao adotar práticas de impressão digital em Braille, promove-se a igualdade de acesso à informação e a participação plena de todas as pessoas na sociedade.

Conheçam as impressoras UV Flatbed e suas possibilidades de impressões em Braille.

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além da linguagem Braille, letras, números e símbolos podem ser incluídos como linguagens táteis utilizando parâmetros seguindo normas. Clique aqui e confira.

No caso do Braille são utilizados relevos semiesféricos com diâmetro entre 1.2mm a 2mm e altura entre 0,6mm a 0,8mm, com a distância entre elas de 2,7mm.

Para letras e número devem atender às seguintes condições:

  • Tipos de fonte, conforme 5.2.9.1.3;
  • Altura do relevo: 0,8 mm a 1,2 mm;
  • Altura dos caracteres: 15 mm a 50 mm;
  • Distância mínima entre caracteres: 1/5 da altura da letra (H);
  • Distância entre linhas: 8 mm.

A impressão digital em Braille é uma inovação que pode contribuir significativamente para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual, proporcionando maneiras eficazes de produzir materiais acessíveis de forma rápida e personalizada por não depender de matrizes ou pós-processo.

A personalização utilizando impressão digital é muito útil principalmente no ambiente educacional, na qual materiais de estudos podem ser adaptados às necessidades individuais dos alunos e criação de mapas táteis personalizados de acordo com as disposições dos ambientes.

Exposições, galerias e museus podem tornar a experiência única onde as obras expostas podem ser reproduzidas com texturas sensíveis ao toque reproduzindo as expressões dos artistas em suas artes, possibilitando a reproduzir relevos irregulares e orgânicos com o processo de impressão em 2.5D.

Com as impressoras UVs da Mimaki, como a UJF-MkII e Series, é possível imprimir texturas táteis 2.5D utilizando o plugin Raster Link Tool disponíveis para Adobe® Illustrator® e CorelDRAW, que possibilita ajustar sobreposições de impressão, altura do relevo e formato da semiesfera de acordo com a norma.

Devido à alta frequência de contato no impresso tátil, é recomendável a utilização da tinta LH100 por oferecer maior resistência mecânica.

Confira nossos artigos sobre resistência mecânica e tipos de primer.

Para maiores informações sobre o processo de Braille, consulte o manual.