O mercado global de impressão digital têxtil vem evoluindo mais e mais, apresentando um ritmo de crescimento médio de 20% ao ano, e dentro desse mercado têxtil a sublimação é uma das mais promissoras, apresentando uma grande velocidade nesse crescimento (Segundo a consultoria da DuPont Advanced Printing). Porém diferente dos mercados de impressão por solvente ou UV, a impressão por sublimação requer algumas estruturas e processos diferentes.

Para montar uma estrutura ideal para sublimação, recomendamos considerar 5 dos principais requisitos para a produção. São elas:

1 – Sala de impressão

O local onde sua impressora opera é de extrema importância, tanto para qualidade do produto como para prevenção do equipamento. Existem algumas regras que devem ser seguidas na escolha do ambiente de trabalho:

  • Sala sem Poeira
  • Temperatura e Umidade controlada (Ar Condicionado)
  • Espaço para operação

 

Quando o equipamento está em um ambiente controlado, aumentamos a qualidade de impressão e reduzimos os riscos de manutenções inesperadas.

2 – Estoque de Suprimentos

 

Um dos fatores essenciais do processo de sublimação são os suprimentos (Papel e Tinta), e não devem ser ignorados, pois o estoque para esses suprimentos requer atenção assim como a impressora. No caso do Papel para sublimação seu estoque indevido pode causar desalinhamentos e falhas no resultado final. Isso ocorre, pois o papel absorve muita umidade do ambiente e pode sofrer deformações caso estocado de forma incorreta.

Por isso é recomendado que o material seja sempre estocado na vertical, com uma base que não acumule umidade (Pallet Plástico por exemplo), distante de paredes, e de preferência no mesmo ambiente do equipamento com controle de temperatura e umidade. Essas dicas também servem para as tintas que não devem ficar expostas a altas temperaturas.

3 – Área de Termo Transferência

Caso necessite do processo de termo transferência, fique atento ao local onde será instalado a calandra ou prensa térmica. Mantenha sempre um espaço para fluxo dos operadores para manter a segurança, além disso evite locais próximo a janelas e porta devido a correte de ar, pois isso pode causar oscilações na temperatura da prensa ou da calandra.

4 – Acabamento

 

O acabamento dos seus produtos pode ser de produção interna ou terceirizado, mas de qualquer forma é muito importante reservar um espaço para organizar e estocar os produtos finalizados. Caso sua produção seja interna, será necessário um espaço para manipulação dos tecidos.

5 – Prova de cor

Como a sublimação possui processos para o resultado final, o ideal é que exista uma área especifica para testes de cor e qualidade do produto antes da produção total. Esse espaço pode ser dedicado com uma prensa térmica pequena, com fácil acesso e bem iluminado para aprovação de cor. Uma dica importante é que nesse espaço fique exposto referencias das cores, como tabelas de cores pré-definidas.