O papel sublimático é decisivo e fundamental para qualidade do produto final, porém existem alguns fatores que são essenciais durante a manipulação e estoque. Quando estocamos e manipulamos o papel da forma correta, reduzimos prejuízos e retrabalhos que podem ser ocasionados por umidade ou deformidade da Bobina, por exemplo.

 

Vamos ver 7 fatores importantes que devem ser levados em consideração na hora de estocar o papel sublimático:

 

1 – Na Vertical

O papel precisa sempre ser estocado no sentido vertical para não receber peso e pressão das outras bobinas evitando deformidades. Para manter na vertical o ideal é criar suportes ou cercos onde o papel ficará estocado.

2 -Base

A base desse suporte é indispensável para que o papel não absorva a umidade do chão.

Essa base precisa ser de materiais que não acumulem umidade como plástico ou polímero. Pode ser um pallet ou caixas, mas o importante é que tenha uma distância do chão.

 

3 -Localização

Assim como a distância do chão, também precisamos manter distância das paredes, pois as mesmas podem manter umidade e repassar ao papel. Então a estrutura e o pallet precisam ficar longe de paredes.

 

4 – Temperatura

O controle da temperatura do ambiente é tão importante para a impressora como para o papel que será usado. É recomendado que os papeis que serão usados fiquem na mesma sala que a impressora, com ar condicionado e com climatização controlada.

 

5 -Embalagem

A maioria dos fabricantes de papel para sublimação costumam embalar as bobinas com algum material com plástico, para proteção contra a umidade durante o transporte. O ideal é só retirar essa embalagem na hora do uso.

 

6 -Tempo

Dependendo da localização ou do estoque do fornecedor do papel, na hora em que receber as mídias, elas podem ter passado por muito tempo no transporte. Por isso o ideal é não utilizar os papeis assim que chegarem na empresa, e sim manter pelo menos em um período 12 horas na sala com ar condicionado para eliminar a umidade.

 

7 -Peso

Nunca acumule peso em cima da Bobina ou deixe-a escorada em superfícies irregulares, isso pode causar deformidades que não são visíveis, mas podem causar desalinhamento durante a impressão.

Esses são fatores muito importantes e refletem diretamente na estabilidade e qualidade durante a impressão e transferência, pois quando o papel está com muita umidade ou deformidade os outros processos da sublimação são prejudicados. Portanto esteja sempre atento a forma como as bobinas de papel é estocada e manipulada para reduzir possíveis erros e prejuízos na sua produção.