Quem é profissional da área de impressão, ao abrir um arquivo de imagem já se deparou em algum momento com a mensagem que o perfil de cor do arquivo não foi localizado. Mas você sabe exatamente o que é um perfil e porque é tão importante?

 

O que é um perfil de cor?

Perfil é um composto de elementos que determina a cor exata para a imagem a ser impressa. Em sua maioria são utilizados em arquivos com extensão em ICM ou ICC.
O mais indicado é que cada equipamento digital, e suas respectivas tintas, possuam seus próprios perfis de cores instalados e assim garantam que a repetição de impressões e imagens sejam reproduzidas com fidelidade de cores. Além de uma coloração precisa (o que aumenta a qualidade da impressão), esse sistema pode gerar economia de tinta e redução de despesas operacionais para as empresas gráficas.

Perfil de cor ICC e como ele pode me ajudar?

 

O Perfil ICC é um arquivo utilizado nas impressoras para identificar as cores e a relação delas entre o substrato a ser impresso, a impressão e qualquer outro fator determinante de cor. Ele faz a gestão das diferentes cores em todo o processo – desde a tela do computador, a digitalização, a impressão e o material a ser impresso. O ICC também corrige diferenças e define quanto de tinta será preciso para cada mídia diferente. Somente com ele é possível atingir a melhor qualidade das cores no resultado final do material impresso.

Por exemplo, quando vemos as cores no monitor, o mesmo utiliza o sistema RGB (sistema de adição de cores) baseado na luz, ou na tonalidade. As cores vistas no monitor são uma variação de intensidade da luz das cores primárias, vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue). Cada pixel na tela é formado pela variação e pela mistura das 3 cores desse sistema.

Já nas impressoras digitais, é utilizado o sistema CMYK (sistema de subtração das cores), formado pelas cores ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (Black). Do mesmo jeito que no RGB, cada pixel que compõe a imagem impressa é resultado da mistura das tintas presentes no tanque ou no cartucho.

Analisando a diferença entre o sistema dos monitores (RGB) e das Impressoras (CMYK), podemos obter resultados substancialmente diferentes quando pensamos em reproduzir um arquivo em impressão. A composição da imagem do monitor, feita pela mistura das cores, não será necessariamente reproduzida pela impressora.

O sistema do perfil de cores RGB estabelece uma grade de identificação das cores. A cor preta, por exemplo, possui a seguinte numeração: R = 0, G = 0, B = 0. Todas as cores do sistema, dessa forma, estão apagadas. Quando queremos a cor branca, devemos colocar todas as cores em 255.

Quando olhamos uma imagem na tela, não é possível ver a cor definitiva, já que a tonalidade de qualquer cor vai depender do brilho, do contraste, luz ambiente, dentre outros fatores. A reprodução da imagem terá variação na cor, inclusive se vista em dispositivos diferentes, como tablet, notebook ou desktop. Se os dispositivos não estiverem devidamente calibrados, portanto, não tem como saber se a cor vista é uma cor RGB absoluta.

Nesse sentido, o perfil ICC é importante, pois tem a capacidade de fazer o ajuste das cores, vistas no monitor, devidamente calibrado, serem reproduzidas por um equipamento de impressão. Importante salientar que cada equipamento, substrato ou tinta devem ter seus perfis de cores específicos. Ou seja, mesmo que se tenha duas impressoras de mesma marca e modelo podem haver diferenças nas tonalidades impressas.

Resumindo, o uso de perfil de cor ICC faz a definição de cores de uma impressão de acordo com momentos e condições específicas, principalmente quando há necessidade de manter ou criar padrões de cores e repetição das impressões.

A Mimaki Brasil, disponibiliza em seu site perfis de cores prontos para download (basta escolher o modelo de seu equipamento e baixar os arquivos gratuitamente). A instalação é rápida e simples!

Ainda tem dúvidas? Confira baixo a forma correta de instalar novos perfis em sua impressora digital Mimaki:

Gostou? Clique abaixo e veja mais vídeos

0 Comentários

Deixe um comentário