Primer para impressão UV

A utilização de fixadores ou tratamentos de superfície para impressão digital é um processo muito comum em diversos segmentos como, flexografia, serigrafia, rotogravura ou até mesmo pinturas automotivas, que utilizam preparações em sua superfície para receber a tinta.

Sabemos que a impressão UV LED nos oferece possibilidades em diversos substratos, aumentando o leque de aplicações, possibilitando atuar em novos mercados. No entanto, alguns materiais precisam de aditivos para melhorar a sua aderência e resistência desejada, de acordo com cada aplicação.

A Mimaki desenvolveu o primer PR-200 para auxiliar em impressões de materiais que apresentam dificuldades de aderência e resistência da tinta. A aplicação do primer apenas nas áreas de impressão que aceitarão a tinta significa que menos primer deve ser utilizado, mantendo os custos em linha e garantindo o máximo em qualidade.

Além disso, pode ser aplicado automaticamente através da cabeça de impressão.

Já o primer convencional possui a aplicação manual direto na superfície dos substratos e muitas vezes são necessárias aplicações uniformes em toda a sua superfície, para que não ocorra diferença no substrato.

De modo geral, o uso do primer melhora a adesão e possibilita o uso de materiais que não são necessariamente otimizados para a produção em impressão UV LED, sem afetar a aparência ou a característica dos substratos.

ATENÇÃO!

É preciso entendermos a finalidade da aplicação e os processos para escolhermos os aditivos ideais para a impressão.

Resumindo…

A utilização de um primer convencional ou aditivos de pré-tratamentos são recomendados, pois existem materiais e aplicações que necessitam de maiores resistências mecânicas, ou seja, precisam da utilização de promotores para os substratos ou/e aplicações específicas.

Em alguns casos são utilizados tratamentos de plasma ou tratamento corona, visto que não são um produto químico, através de descargas elétricas eles modificam a superfície melhorando a molhabilidade, aumentando a aderência e a resistência da tinta. Esses tipos de tratamentos são utilizados em produtos de higiene, embalagens e brinquedos.

Saiba mais sobre a aderência da tinta UV:

Clique Aqui