Quando falamos de impressão por sublimação, estamos falando de diversos processos até o resultado final e cada uma das etapas precisam ser executadas dentro dos parâmetros recomendados para obter a qualidade tão desejada. Por isso durante a etapa de termo transferência é preciso se atentar ao tempo e temperatura recomendados para que não ocorra a RESSUBLIMAÇÃO, que pode prejudicar o resultado final. Mas afinal, o que é a Ressublimação?
Para entendermos este processo, primeiramente, precisamos entender que as tintas para sublimação reagem com a exposição ao calor e por isso, é necessário prensas térmicas ou calandras para o processo de produção. Sabendo disso, é fundamental determinar os parâmetros indicados para cada material que receberá a sublimação, seja tecido, porcelana, metal, vidro ou outros materiais.
Quando não respeitamos estes parâmetros, a tinta que estava no papel e que foi aplicada no material pode “retornar” ao estado gasoso, evaporando, e assim, causando manchas, perda na intensidade da cor e baixa qualidade na imagem transferida.
Isso acontece quando utilizamos uma temperatura ou o tempo acima do recomendado (para tecidos, o recomendado é entre 195°C – 205°C e 25 a 30 segundos). Além disso a Ressublimação, pode ocorrer não somente durante o processo de termo transferência, mas também, caso o produto sublimado fique em exposição direta por um longo período, em ambientes com alta temperatura.
Por isso alguns cuidados são importantes para produtos de sublimação, como:
- Quando passar a ferro, utilizar a temperatura abaixo de 120°C e manter contato com o tecido de forma mais breve possível;
- Evitar de armazenar produtos sublimados em ambientes com alta temperatura;
- Embalar os produtos separados de produtos de base neutra (Branca ou tons claros) ou de outros tecidos como poliamida, algodão e viscose;
Portanto, para evitar a ressublimação nos tecidos, sempre esteja atento aos processos de termo transferência e manuseio dos artigos sublimados. Com esses cuidados é possível garantir um produto sublimado com maior qualidade e valor agregado.
Importante lembrar que dentro do setor têxtil um dos processos que ganhou muito espaço nos últimos anos foi a sublimação, devido ao seu processo mais rápido e simples quando comparado com os métodos analógicos.
Resumindo….
Agora que você sabe todos os cuidados no processo de sublimação e etapas de termo transferência, para suprir as demandas deste mercado, a Mimaki desenvolveu a impressora sublimática TS100-1600, com tecnologias que garantem qualidade e produtividade de alto padrão.
Saiba agora os 5 motivos para investir na nova impressora sublimática da Mimaki